Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades - CRH

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - UFBA

Destaques

O núcleo Trabalho Vivo, coletividade ligada ao grupo Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social, convida para o Ciclo de Estudos "Como fazer crítica jurídica e análise social?", com conferência de abertura com Prof. Dr. Woody Edson Louidor (Pontifícia Universidad Javeriana, Colombia), que terá o Prof. Dr. Felipe Estrela (UFBA) como debatedor.



O ciclo terá oficinas sobre introdução ao método marxista, etnografia e violência estatal, bases de dados públicas sobre trabalhos e análise documental, com pesquisadores(as) da UFBA, da UFPB, da UFF, do Dieese. O núcleo Trabalho Vivo tem coordenação executiva do Prof. Lawrence Estivalet e coordenação ampliada com Prof. Isabela Fadul, Prof. João Gabriel Lopes, Prof. João Victor Marques, junto com os discentes Alexandra Veiga, Bianca Matos, Luiz Ramos e Paula Lobo.



As atividades serão exclusivamente presenciais e ocorrerão na FD-UFBa e no CRH-UFBA (Campus São Lázaro). Confira a programação completa nos cards. 

A professora Graça Druck e o professor Lawrence Estivalet de Mello, pesquisadores(as) do CRH/UFBA, lançarão o livro "Contratualidades espoliativas e mobilizações coletivas: teoria e debates", em coautoria com Ricardo Antunes (FFCH/Unicamp), com a presença dos três autores, no XVIII Encontro da ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho).

Graça Druck e Ricardo Antunes são considerados dois dos maiores sociólogos do Brasil, com elaborações e publicações relevantes no campo da teoria social e da sociologia do trabalho desde a década de 1980, com as publicações da tese “Terceirização: (Des)Fordizando a Fábrica – um estudo do complexo petroquímico da Bahia” (Druck, 1995), “A Rebeldia do Trabalho” (Antunes, 1988) e “Adeus ao Trabalho?” (Antunes, 1995), este último publicado publicado em diversos países, como Argentina, Venezuela, Colômbia, Espanha, Galícia, Itália, Inglaterra e Holanda. Lawrence Estivalet é professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFBA, vice-coordenador do CRH/UFBA e professor permanente do PPGD/UFBA (Mestrado e Doutorado).
O professor titular de direito civil da Faculdade de Direito da UFPR, José Antônio Peres Gediel, descreve o livro da seguinte forma em trecho da orelha: "O livro trata da precarização social do trabalho como regra no contexto da contrarrevolução preventiva, que se encontra em curso no país, nos últimos anos, e se insere na crise estrutural do sistema sóciometabólico do capital. A obra tem um caráter singular, pois nasce da discussão promovida em Tese de Doutoramento em Direito, de autoria de Lawrence Estivalet de Mello, em 2020, junto ao PPGD/UFPR, e recebe a inestimável contribuição da reflexão sociológica da Professora Graça Druck (UFBA) e do Professor Ricardo Antunes (UNICAMP), em mesa redonda, em 2021, com a participação de docentes e discentes do PPGD/UFBA. É, portanto, um trabalho genuinamente interdisciplinar".
 
Confira trecho do prefácio, de Renata Queiroz Dutra (UnB):
"As contribuições trazidas pelo Professor Lawrence em sua tese de doutorado, cujas sínteses principais são apresentadas no início dessa obra, devidamente iluminadas pelas reflexões de Graça Druck e de Ricardo Antunes, lançam dois elementos fundamentais para pensar a encruzilhada que vivenciamos.
O primeiro é relativizar a perspectiva elogiosa quanto às conquistas e ao desenho institucional alavancado pela Constituição de 1988, notadamente em relação ao trabalho. A compreensão das contradições colocadas no momento da Constituinte e das disputas de classe que a conformaram permite vislumbrar a relevância das categorias trabalhadas por Lawrence, no sentido de um texto constitucional cujos contornos, a despeito de incorporarem perspectivas sociais, continham elementos discriminatórios e, por isso mesmo, tolerância com ilegalidades expandidas. (...) O segundo é perceber a dialética de construção/desconstrução do direito do trabalho a partir das acoplagens entre Estado, direito e lutas sociais, evidenciando a participação das lutas dos trabalhadores, em sentido lato, na dinâmica conflitiva que faz mover o pêndulo da regulação do trabalho. Nesse ponto, há um alargamento da perspectiva para nos permitir compreender, como insurgências classistas dos trabalhadores e trabalhadoras, movimentos que vão além da estrutura sindical institucional e que, ainda que de forma ambígua, expressam insatisfações de classe".
(Renata Queiroz Dutra, professora de Direito do Trabalho da UnB e do PPGD/UnB)
 
Informações sobre encomendas de exemplares podem ser feitas diretamente com o docente em seu email (lawrence.emello@gmail.com).

 

 

 

 

UFBA realiza lançamento do livro "Constitucionalismo intermitente e lutas sociais no Brasil e no Chile"
 
Diversas entidades e instituições realizarão o lançamento do livro "Constitucionalismo intermitente e lutas sociais no Brasil e no Chile", na Faculdade de Direito da UFBA, no dia 31 de maio de 2023, às 19h, na Sala de Altos Estudos do PPGD/UFBA. A atividade contará com a exposição inicial da Professora Graça Druck (PPGCS/UFBA e PPGSS/UFBA), prefaciadora do livro, com a coordenação do Professor Lawrence Estivalet (PPGD/UFBA e CRH/UFBA), organizador do livro, e com a comunicação de autores(as) do livro, como Gustavo Seferian (UFMG), Rejane Hoeveler (UFAL), Jorge Almeida (UFBA) e Paula Freitas (UNICAMP), além de docentes e discentes da Faculdade de Direito da UFBA que são autores(as) no livro, como Isabela Fadul, Jonnas Vasconcelos, Loyana Araújo, Lily Badaró, João Gabriel P. Lopes, João Victor Marques, Alexandra Veiga e Maria Eduarda Carneiro.
 

A relação entre constitucionalismo e direitos sociais esteve no centro das disputas políticas no Brasil e no Chile e foi objeto de reflexão coletiva de pesquisadores(as) de quatorze programas de pós-graduação "stricto sensu" e de advogados(as) de servidores(as) públicos(as), que participaram do curso de extensão "Diálogos Brasil-Chile: Constituição, Direitos Sociais e Dívida Pública", organizado pelo grupo Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (Trabalho Vivo/UFBA), coordenado pelos Professores Isabela Fadul e Lawrence Estivalet.

 

O livro é resultante de projeto interinstitucional, desenvolvido por rede de pesquisa constituída entre universidades brasileiras e chilenas, em interlocução com instituições e entidades da sociedade civil. Sediado academicamente pela Faculdade de Direito e pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia, o projeto teve concepção conjunta e contínua interlocução entre universidades, Fundación SOL, Instituto Lavoro, Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos e Auditoria Cidadã da Dívida. Financiado institucionalmente, é de distribuição digital gratuita.

 

A obra é dividida em dois volumes e cada um deles possui duas partes. O volume 1 trata da economia política dos direitos sociais e enfrenta os temas da financeirização da economia, da dívida pública, das contas públicas, da relação entre constituinte e forma jurídica e das disputas relacionadas a direitos individuais sociais, com especial atenção aos direitos ao trabalho e à previdência, bem como à desproteção do trabalho das mulheres.

 

O volume 2 trata dos direitos sociais coletivos e dos direitos da natureza no Brasil e no Chile, com ensaios teóricos e conjunturais a respeito do sindicalismo, das mobilizações populares do campo e da cidade, das campanhas das novas direitas e das disputas coletivas em torno dos direitos à educação, à greve, ao serviço público, ao transporte, à natureza e à seguridade social.

 

Faça o download dos dois volumes e confira a programação da atividade abaixo.

 

Dia 31 de maio às 19 horas

Exposição inicial com a prefaciadora do livro:

- Graça Druck (PPGCS/UFBA, PPGSS/UFBA).

 

Comunicação e debate com autores(as):

- Gustavo Seferian (PPGD/UFMG);

- Jorge Almeida (PPG Ciência Política/UFBA);

- Rejane Hoeveler (UFAL)

- Isabela Fadul (FDUFBA e CRH/UFBA);

- Paula Freitas (Cesit/REMIR/UNICAMP)

- Jonnas Vasconcellos (FD/UFBA e PPGRI/ UFBA);

- João Gabriel P. Lopes (FD/UFBA);

- Loyana Araújo (FD/UFBA);

- Lily Badaró (FD/UFBA);

- Maria Eduarda Carneiro de Miranda (FD/UFBA);

- João Victor Marques da Silva (PPGD/UFBA);

- Marcial Saavedra (UFBA).

 

Coordenação:

- Lawrence Estivalet (PPGD/UFBA e CRH/UFBA), organizador do livro.

- Alexandra Veiga (PPGD/UFBA), organizadora do livro.