Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades - CRH

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - UFBA

Destaques

As eleições não terminam com a contagem de votos! Cada representante eleito assumirá um compromisso por Salvador e nós cidadãs e cidadãos podemos acompanhar e controlar o cumprimento de suas propostas e promessas. Vamos continuar debatendo a Salvador que queremos!

Nesta quarta-feira, 09 de outubro, vamos distribuir os Cadernos impressos com artigos divulgados em parceria com o @brasildefatobahia de janeiro a agosto de 2024, tratando de diferentes temas relacionados ao Direito à Cidade. Participem!


Local: UFBA | Faculdade de Arquitetura | Auditório Mastaba (presencial)

14h - Abertura

Mesa 1 - Habitação, Ambiente e Segregação

Mesa 2 - Mobilidade e Governança

18h - Encerramento e distribuição dos Cadernos impressos (gratuita)



 

Curso de Extensão Capitalismo Neoliberal, Estado e Neofascismo

Coordenação: Prof. Dra. Graça Druck (CRH/FFCH/UFBA)

 

Para discutir as principais transformações do capitalismo contemporâneo, com foco no debate conceitual sobre Neoliberalismo, Financeirização, Estado e Neofascismo, o curso de extensão apresentará uma abordagem multidisciplinar, que contemple os processos históricos que constituíram cada um desses fenômenos, a fim de analisar as especificidades da sociedade brasileira, em especial os seus desdobramentos no âmbito das políticas fiscalistas, do orçamento público, das políticas sociais, das transformações da universidade, dos movimentos sociais, das relações de trabalho, de gênero e raça.

 

Equipe de docentes da UFBA do curso de extensão:

1.Antônio Câmara (C. Sociais)
2.Carlos Zacarias de Sena Júnior (História)
3.Denise Vieira (IAHC)
4.Elza Peixoto (Educação)
5.Graça Druck (Sociologia)
6.Henrique Saldanha (PPGSAT- Fisio)
7.Jair Batista da Silva (C. Sociais)
8.João Carlos Salles (Filosofia)
9.Jorge Almeida (C. Política)
10.Lawrence Mello (Direito)
11.Lucas Tretin (Economia)
12.Luiz Filgueiras (Economia)
13.Maíra Kubik Mano (Estudos de Gênero e Feminismo)
14. Maria Elizabeth Borge (Serviço Social)
15.Mônica Angelim (MED-PPGSAT)
16.Patrícia Valim (História)
17.Samira Safadi Bastos (Serviço Social)

 

Inscrições:

De 04 a 30 de setembro, no linkhttps://forms.gle/bTunm9taTU3BYCyZA

 

Entre os dias 5 e 8 de agosto de 2024, acontecerá em Salvador o 14º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. O evento será realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, campus de São Lázaro, UFBA - e tem como tema “Desigualdades e Justiça Climática: desafios da Ciência Política no Sul Global”.

https://www.abcp2024.sinteseeventos.com.br/

O núcleo Trabalho Vivo, coletividade ligada ao grupo Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social, convida para o Ciclo de Estudos "Como fazer crítica jurídica e análise social?", com conferência de abertura com Prof. Dr. Woody Edson Louidor (Pontifícia Universidad Javeriana, Colombia), que terá o Prof. Dr. Felipe Estrela (UFBA) como debatedor.



O ciclo terá oficinas sobre introdução ao método marxista, etnografia e violência estatal, bases de dados públicas sobre trabalhos e análise documental, com pesquisadores(as) da UFBA, da UFPB, da UFF, do Dieese. O núcleo Trabalho Vivo tem coordenação executiva do Prof. Lawrence Estivalet e coordenação ampliada com Prof. Isabela Fadul, Prof. João Gabriel Lopes, Prof. João Victor Marques, junto com os discentes Alexandra Veiga, Bianca Matos, Luiz Ramos e Paula Lobo.



As atividades serão exclusivamente presenciais e ocorrerão na FD-UFBa e no CRH-UFBA (Campus São Lázaro). Confira a programação completa nos cards. 

A professora Graça Druck e o professor Lawrence Estivalet de Mello, pesquisadores(as) do CRH/UFBA, lançarão o livro "Contratualidades espoliativas e mobilizações coletivas: teoria e debates", em coautoria com Ricardo Antunes (FFCH/Unicamp), com a presença dos três autores, no XVIII Encontro da ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho).

Graça Druck e Ricardo Antunes são considerados dois dos maiores sociólogos do Brasil, com elaborações e publicações relevantes no campo da teoria social e da sociologia do trabalho desde a década de 1980, com as publicações da tese “Terceirização: (Des)Fordizando a Fábrica – um estudo do complexo petroquímico da Bahia” (Druck, 1995), “A Rebeldia do Trabalho” (Antunes, 1988) e “Adeus ao Trabalho?” (Antunes, 1995), este último publicado publicado em diversos países, como Argentina, Venezuela, Colômbia, Espanha, Galícia, Itália, Inglaterra e Holanda. Lawrence Estivalet é professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFBA, vice-coordenador do CRH/UFBA e professor permanente do PPGD/UFBA (Mestrado e Doutorado).
O professor titular de direito civil da Faculdade de Direito da UFPR, José Antônio Peres Gediel, descreve o livro da seguinte forma em trecho da orelha: "O livro trata da precarização social do trabalho como regra no contexto da contrarrevolução preventiva, que se encontra em curso no país, nos últimos anos, e se insere na crise estrutural do sistema sóciometabólico do capital. A obra tem um caráter singular, pois nasce da discussão promovida em Tese de Doutoramento em Direito, de autoria de Lawrence Estivalet de Mello, em 2020, junto ao PPGD/UFPR, e recebe a inestimável contribuição da reflexão sociológica da Professora Graça Druck (UFBA) e do Professor Ricardo Antunes (UNICAMP), em mesa redonda, em 2021, com a participação de docentes e discentes do PPGD/UFBA. É, portanto, um trabalho genuinamente interdisciplinar".
 
Confira trecho do prefácio, de Renata Queiroz Dutra (UnB):
"As contribuições trazidas pelo Professor Lawrence em sua tese de doutorado, cujas sínteses principais são apresentadas no início dessa obra, devidamente iluminadas pelas reflexões de Graça Druck e de Ricardo Antunes, lançam dois elementos fundamentais para pensar a encruzilhada que vivenciamos.
O primeiro é relativizar a perspectiva elogiosa quanto às conquistas e ao desenho institucional alavancado pela Constituição de 1988, notadamente em relação ao trabalho. A compreensão das contradições colocadas no momento da Constituinte e das disputas de classe que a conformaram permite vislumbrar a relevância das categorias trabalhadas por Lawrence, no sentido de um texto constitucional cujos contornos, a despeito de incorporarem perspectivas sociais, continham elementos discriminatórios e, por isso mesmo, tolerância com ilegalidades expandidas. (...) O segundo é perceber a dialética de construção/desconstrução do direito do trabalho a partir das acoplagens entre Estado, direito e lutas sociais, evidenciando a participação das lutas dos trabalhadores, em sentido lato, na dinâmica conflitiva que faz mover o pêndulo da regulação do trabalho. Nesse ponto, há um alargamento da perspectiva para nos permitir compreender, como insurgências classistas dos trabalhadores e trabalhadoras, movimentos que vão além da estrutura sindical institucional e que, ainda que de forma ambígua, expressam insatisfações de classe".
(Renata Queiroz Dutra, professora de Direito do Trabalho da UnB e do PPGD/UnB)
 
Informações sobre encomendas de exemplares podem ser feitas diretamente com o docente em seu email (lawrence.emello@gmail.com).

 

 

 

 

UFBA realiza lançamento do livro "Constitucionalismo intermitente e lutas sociais no Brasil e no Chile"
 
Diversas entidades e instituições realizarão o lançamento do livro "Constitucionalismo intermitente e lutas sociais no Brasil e no Chile", na Faculdade de Direito da UFBA, no dia 31 de maio de 2023, às 19h, na Sala de Altos Estudos do PPGD/UFBA. A atividade contará com a exposição inicial da Professora Graça Druck (PPGCS/UFBA e PPGSS/UFBA), prefaciadora do livro, com a coordenação do Professor Lawrence Estivalet (PPGD/UFBA e CRH/UFBA), organizador do livro, e com a comunicação de autores(as) do livro, como Gustavo Seferian (UFMG), Rejane Hoeveler (UFAL), Jorge Almeida (UFBA) e Paula Freitas (UNICAMP), além de docentes e discentes da Faculdade de Direito da UFBA que são autores(as) no livro, como Isabela Fadul, Jonnas Vasconcelos, Loyana Araújo, Lily Badaró, João Gabriel P. Lopes, João Victor Marques, Alexandra Veiga e Maria Eduarda Carneiro.
 

A relação entre constitucionalismo e direitos sociais esteve no centro das disputas políticas no Brasil e no Chile e foi objeto de reflexão coletiva de pesquisadores(as) de quatorze programas de pós-graduação "stricto sensu" e de advogados(as) de servidores(as) públicos(as), que participaram do curso de extensão "Diálogos Brasil-Chile: Constituição, Direitos Sociais e Dívida Pública", organizado pelo grupo Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (Trabalho Vivo/UFBA), coordenado pelos Professores Isabela Fadul e Lawrence Estivalet.

 

O livro é resultante de projeto interinstitucional, desenvolvido por rede de pesquisa constituída entre universidades brasileiras e chilenas, em interlocução com instituições e entidades da sociedade civil. Sediado academicamente pela Faculdade de Direito e pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia, o projeto teve concepção conjunta e contínua interlocução entre universidades, Fundación SOL, Instituto Lavoro, Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos e Auditoria Cidadã da Dívida. Financiado institucionalmente, é de distribuição digital gratuita.

 

A obra é dividida em dois volumes e cada um deles possui duas partes. O volume 1 trata da economia política dos direitos sociais e enfrenta os temas da financeirização da economia, da dívida pública, das contas públicas, da relação entre constituinte e forma jurídica e das disputas relacionadas a direitos individuais sociais, com especial atenção aos direitos ao trabalho e à previdência, bem como à desproteção do trabalho das mulheres.

 

O volume 2 trata dos direitos sociais coletivos e dos direitos da natureza no Brasil e no Chile, com ensaios teóricos e conjunturais a respeito do sindicalismo, das mobilizações populares do campo e da cidade, das campanhas das novas direitas e das disputas coletivas em torno dos direitos à educação, à greve, ao serviço público, ao transporte, à natureza e à seguridade social.

 

Faça o download dos dois volumes e confira a programação da atividade abaixo.

 

Dia 31 de maio às 19 horas

Exposição inicial com a prefaciadora do livro:

- Graça Druck (PPGCS/UFBA, PPGSS/UFBA).

 

Comunicação e debate com autores(as):

- Gustavo Seferian (PPGD/UFMG);

- Jorge Almeida (PPG Ciência Política/UFBA);

- Rejane Hoeveler (UFAL)

- Isabela Fadul (FDUFBA e CRH/UFBA);

- Paula Freitas (Cesit/REMIR/UNICAMP)

- Jonnas Vasconcellos (FD/UFBA e PPGRI/ UFBA);

- João Gabriel P. Lopes (FD/UFBA);

- Loyana Araújo (FD/UFBA);

- Lily Badaró (FD/UFBA);

- Maria Eduarda Carneiro de Miranda (FD/UFBA);

- João Victor Marques da Silva (PPGD/UFBA);

- Marcial Saavedra (UFBA).

 

Coordenação:

- Lawrence Estivalet (PPGD/UFBA e CRH/UFBA), organizador do livro.

- Alexandra Veiga (PPGD/UFBA), organizadora do livro.